De olho no plano de dados

Tela de Configuração do IOS
Tela de Configuração do IOS
Tomou um susto ao receber a última conta da operadora de celular e ver que estourou a cota do plano de dados? É melhor ficar atento daqui para frente. Muitos planos apenas diminuem a velocidade da internet, sem custos extras, quando se excede o limite de transferência. Em outros contratos, porém, os limites são tão reduzidos que é difícil não gastar mais para continuar navegando a uma velocidade razoável. A solução é usar a web pelo celular de maneira mais inteligente. Os truques a seguir ajudam nessa missão.
Tela Configuração Android
Tela Configuração Android

1. Monitore o consumo

A primeira medida é monitorar o consumo. No Android, navegue por Configurações > Uso de dados. O gráfico exibe quanto você consumiu no mês, inclusive por aplicativos, com filtro para outros períodos. Há como determinar quais apps podem usar a rede móvel e definir um limite de uso para não ultrapassar o plano contratado. No iOS 7, é possível saber quanto cada programa trafegou e desativar os gastões em Ajustes > Celular > Usar Dados Celulares Para. Mas, para que as informações sejam precisas, é necessário zerar as estatísticas mensalmente ou de acordo com o período desejado, tocando no botão correspondente. No Windows Phone, acesse o Data Sense, na lista de aplicativos, para ter um relatório do consumo por app. Em Configurações, defina um limite para ser notificado sempre que estiver para ultrapassá-lo. Outra opção é usar app específicos para a tarefa, como o Onavo Count, para Android iOS.

Tela Configuração Android
Tela do Mandic Magic

2. Wi-Fi por toda a parte

Quando possível, trafegue dados por uma rede sem fio. Para isso, conte com o Mandic Magic, que mostra os pontos e as senhas de redes Wi-Fi que estiverem por perto. Ele funciona no iOS e noAndroid. O app surgiu para facilitar a vida de quem está em algum estabelecimento e quer acessar a rede sem ter de chamar o garçom ou atendente para pedir a informação do código de acesso. Ao baixar o aplicativo, garanta que vários pontos de acesso já estejam salvos no modo off-line. Como o software baseia-se nos pontos mostrados no mapa para salvar as listas, e você nunca sabe quando precisará usa-lo, tire o zoom do mapa para salvar o máximo de redes possíveis, ou simplesmente pesquise pelos locais que frequenta. Para acessar as informações guardadas, acione o menu e toque em Minhas Listas Offline (iOS) ou Minhas Listas (Androd).

Tela de Configuração do IOS7
Tela de Configuração do IOS7

3. Atualizações em segundo plano

As atualizações em segundo plano são vilãs a combater. No Android, há mais de uma forma de fazer isso, dependendo da versão. Primeiro, desative ou restrinja somente para Wi-Fi a atualização de aplicativos na loja do Google (Play Store > Configurações > Atualizar Aplicativos Automaticamente). Em algumas versões do sistema, como Jelly Bean ou Kit Kat, há um widget com a opção de atualização de dados. Desativando este botão, nenhum app buscará atualizações. No iOS 7, impeça que os apps usem o serviço de localização e atualização no Wi-Fi ou 3G em Ajustes > Geral > Atualização em 2° Plano. Desative também as transferências automáticas de apps e atualizações na rede móvel em Ajustes > iTunes e App Store > Usar Dados Celulares. O Windows Phone bloqueie a atualização de alguns apps em Configurações > Aplicativos > Tarefas em Segundo Plano.

4. Sem anúncios

Anúncios chatos não pipocam somente na tela do PC. Eles podem aparecer nos aplicativos e serviços de seu smartphone. E o pior: também consomem dados. Para driblar esse tipo de conteúdo, a saída é adquirir a versão paga, quando há uma opção e o app vale o investimento. Outra solução é rodar games e apps que não necessitem de internet para funcionar com o Modo Avião ativado. Isso impede que o celular busque sempre a rede para atualizar os anúncios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *