O smartphones da Apple não tem a bateria como ponto forte, principalmente os mais antigos. Pensando nisso, o veja sete dicas sobre como economizar a carga desativando alguns recursos do iOS. O foco é a última versão do sistema, o iOS 8, mas a maioria das dicas também pode ser seguida por usuários do iOS 7. Confira.
iOS 8 chega para usuários de iPhone e iPad; saiba como instalar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
Saiba quais aplicativos gastam mais bateria
O iOS 8 dedura os aplicativos que mais gastam energia. A opção pode ser encontrada nas configurações do sistema, em “Geral” > “Uso” > “Uso da Bateria”. Após identificar os aplicativos que mais consomem bateria, você tem três opções: desinstalar, evitar usá-los quando estiver com pouca carga ou desativar a atualização em segundo plano;
Desative a atualização em segundo plano
Desde o iOS 7, os aplicativos podem executar tarefas em segundo plano. O recurso, apesar de ser útil, pode drenar a bateria do seu iPhone ou iPad. A dica é desativar a atualização em segundo plano para os aplicativos que não são importantes, como os jogos e apps que você não usa. Para isso, acesse as configurações do iOS, toque em “Geral” e abra “Atualização em 2º Plano”.
Cuidado com os widgets
No iOS 8, a Apple permite que os aplicativos adicionem widgets à central de notificações. Entretanto, eles são atualizados com frequência e podem consumir recursos em segundo plano. Para evitar que isso aconteça, acesse a central de notificações, toque em “Editar” e mantenha apenas os widgets que você usa. Saiba como personalizar a central de notificações.
Desative os efeitos visuais
O iOS 7 introduziu o efeito paralaxe, que faz uso do acelerômetro para criar uma ilusão 3D na tela de início. Apesar de bonito, o recurso é um dos vilões da bateria, podendo consumir muita carga desnecessariamente.
Impeça que aplicativos usem a sua localização
A maioria dos aplicativos solicita ao usuário permissão para usar o GPS do iPhone. Entretanto, com exceção de aplicativos específicos como de mapas ou check in, geralmente eles não precisam da sua localização. A dica, nesse caso, é impedir que esses apps façam uso do GPS. Para isso, nas configurações do iOS, toque em “Privacidade”> e desative a “Serv. Localização” em “Nunca” ou “Durante o Uso do Aplicativo”;
Diminua o brilho da tela
Por padrão, o iOS diminui e aumenta o brilho da tela de forma automática, conforme a iluminação do ambiente. Acesse as configurações do sistema, toque em “Tela e Brilho”, desative a opção “Brilho Automático” e ajuste a função manualmente.
Desative as notificações Push
A tecnologia Push entrega ao usuário notificações no momento em que elas ocorrem. O recurso pode ser útil se você estiver esperando um e-mail importante, mas para a maioria dos usuários é algo dispensável. Para desativar as notificações Push, toque em “Mail, Contatos, Calendários”, “Obter Novos Dados” e desative o item “Push”.
Pronto. Seguindo algumas dessas dicas, a autonomia da bateria do seu iPhone, iPod touch ou iPad com iOS 8 certamente melhorará. Caso ainda não seja suficiente, você pode ativar o modo preto e branco para poupar ainda mais bateria em situações de emergência.
Fonte Tech Tudo